Um bom relacionamento se constrói com proximidade. Essa faz crescer o vínculo que o solidifica.
Tornar agradável o contato com o cliente é uma das chaves para o bom relacionamento quando falamos em empresas de serviços. As chances de se voltar a fazer negócios se multiplicam. Afinal, quem não gosta de ser bem atendido?
Ainda assim, é comum nas empresas a má recepção, as demoras, a falta de tato. Muitas vezes parecemos estar pedindo um favor ao entrarmos em uma loja para sermos atendidos. Típica realidade que afeta diretamente a empresa, quem mais sai perdendo. Por isso: o relacionamento com os clientes é o cartão de visitas da empresa.
Quando bem tratado, a probabilidade de que o cliente indique o estabelecimento a amigos e conhecidos, é grande.
Aqui vão algumas dicas pra um bom relacionamento com o cliente. Vamos lá?
1. Seja empático
Talvez a dica mais simples e pouco praticada. O foco deve ser sempre o cliente e não a venda. É preciso pensar nas suas necessidades! Pense: se você fosse o comprador como gostaria de ser tratado?!
Não podemos focar o discurso na empresa, no quanto ela é maravilhosa e etc.. e etc... Temos que entender as demandas do cliente, escutá-lo com atenção. Isso vai significar não pressioná-lo para a compra de determinado item ou serviço. Esse comportamento pode afastá-lo e repelir novos clientes.
2. Invista na confiança
A confiança é sim a base de qualquer negócio. Por isso, é essencial proporcionar situações que façam com que o cliente confie em você, não deixando-o de lado quando a compra for concluída, realizando um trabalho diário de relacionamento próximo, sendo cuidadoso, educado e gentil.
3. Resolva os problemas rapidamente
Resolver problemas é também um item de peso na relação com os clientes.
Imagine comprar um produto em uma grande loja de eletrodomésticos, e outro produto ser entregue. Chateado e nervoso com a conduta da empresa, são os sentimentos mais básicos nesta situação. Agora, se após seu contato, o problema é resolvido rapidamente, é bem provável que você volte a fazer negócio com a empresa.
Quanto menos dor de cabeça os clientes sentirem, menor o nível de estresse. Então, precisamos oferecer soluções que funcionem. Precisamos pensar nele e não na empresa, buscar resolver o imprevisto o mais rápido possível. E nunca, nunca deixar as ligações e os emails de lado!
4. Esteja atento ao feedback
Escutar com atenção os feedbacks é outra forma de manter sólido o relacionamento. São os melhores indicadores de qualidade. Ainda que negativos, são essenciais ao crescimento da qualidade do negócio.
Boas práticas de relacionamento geralmente geram transparência e veracidade. Assim, além de escutar com atenção, bem vale pedir desculpas sim e oferecer novas soluções que atendam aos pontos levantados. É preciso encarar a crítica como uma oportunidade de crescimento. Como um sinal vermelho de atenção!
5. Invista em promoções exclusivas
O bom relacionamento com os clientes facilita saber o que eles precisam ou desejam em determinado momento. Pode abrir boas oportunidade para se fechar outros negócios com ele. Mas precisamos estar atentos a suas reais necessidades, de modo a criar uma relação de satisfação e confiança.
A jornada nunca é fácil, mas rende muitos bons frutos quando é feita com carinho, empatia e, principalmente, foco no cliente!
Adaptado do texto de Albert Deweik disponível em: https://endeavor.org.br/marketing/dicas-relacionamento-cliente/