Benefícios do Morango

Benefícios do Morango

O morango é fonte abundante de vitamina C, que é antioxidante e previne gripes, infecções e ainda fortalece os dentes e ossos. Possui antocianina (substancia que dá sua cor) e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele e da arteriosclerose.

 

Benefícios do Morango

Excelente fonte de vitamina C e manganês;

Rico em Omega-3, vitaminas K, B2, B5, B6 e B9, Cobre, Iodo, Silício, Potássio e Magnésio;

Contém vários açúcares, incluindo frutose e principalmente levulose;

Elimina toxinas do corpo, assim, pode ser considerada uma fruta depurativa;

Alcaliniza o sangue e reforça a imunidade;

Pode ser considerado diurético e laxativo, por suas propriedades laxantes encontradas nas fibras e sais minerais, estimulando o intestino;

Possui pouco valor calórico (5 morangos de tamanho médio têm cerca de 24 calorias);

Protege contra a artrite reumatoide (por ser rico em vitamina C);

A fruta está no topo de uma lista de oito alimentos ligados à diminuição das taxas de mortes pela doença Cancro.

Possui fisestina (substancia que estimula o cérebro e melhora a memória);

Contém piroxidina (vitamina B6) que é benéfica para mulheres.

É rico em fibras e melhora as funções intestinais.

Benefícios do Morango

 

Qual a melhor forma de consumir o morango?

O morango, como outras frutas, deve ser consumido preferencialmente no seu estado natural. Evite cortar ou triturá-lo. Ao entrar em contato com o oxigênio, parte das substâncias antioxidantes do morango se perdem. Se você for tomá-lo sob a forma de suco, opte por bebê-lo imediatamente, enquanto suas substâncias benéficas ainda estão ali. Também evite cozinhar os morangos, pois boa parte da vitamina C se perde. Prefira cozinhar ao vapor.

A dica é consumir morangos orgânicos. Caso não seja possível, é importante lavar bem, pois o morango é uma das frutas com grande quantidade de agrotóxicos.

 

Em que casos o morango não é indicado?

Apesar de todos os benefícios que o alimento apresenta para a saúde, existem casos em que seu consumo precisa ser controlado:

Pessoas com predisposição a desenvolver pedras nos rins. Devido à presença de ácido oxálico, substância causadora de cálculos renais, a ingestão deve ser feita somente sob orientação de um nutricionista.

Portadores de distúrbios intestinais, como a diverticulose.  Por ser cítrico e possuir fibras insolúveis, o morango causa irritação no intestino e piora quadros de pacientes que sofrem com este tipo de problema.

Voltar